FORA BOLSONARO! POR UM PROJETO NACIONAL E POPULAR!
setembro 28, 2021
Votar em Lula e lutar por um novo Brasil
junho 16, 2022

Somos todos herdeiros de 22!

25 de março é uma data a ser lembrada e comemorada por todos e todas comunistas do Brasil.

Foi em 1922, nessa histórica data, que alguns ilustres camaradas fundaram o Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista (PC – SBIC).

Entretanto, décadas depois, diante de tantas expressões organizativas comunistas em nosso país, é crucial reconhecer que todos somos herdeiros de 22.

Nós, que carregamos o legado do Comandante Marighella, que somos oriundos da consequente Ação Libertadora Nacional, que enxergamos o velho PCB extinto enquanto ferramenta revolucionária comunista em 1967 na ocasião de seu VI Congresso,  jamais esqueceremos de nosso passado.

Importa menos a afirmação de quem seja o verdadeiro “mais velho”, pois não há uma única legenda atual exclusivamente detentora dessa história tão combativa. Importa muito mais a certeza de que o “comunismo é a juventude do mundo”, como dizia Lenin.

O momento de enorme crise e de divisão no campo progressista demanda grandes esforços de diálogo e de convergência especialmente entre os herdeiros da tradição comunista. Não há espaço para disputa cronológica de quem eventualmente tenha o pertencimento desses 100 anos de luta. E não há nem jamais haverá pertencimento exclusivo daquilo que nasceu para a vitória do povo trabalhador. O pertencimento das décadas de glórias e de masmorras, das alegrias e das dores, dos avanços e dos retrocessos, das vitórias e das derrotas, enfim, o pertencimento do movimento comunista do Brasil é, e sempre há de ser, de todo e de toda comunista, filho e filha da nossa brava gente brasileira trabalhadora!  

Viva o Movimento Comunista do Brasil!

Viva a Construção do Partido Revolucionário, então iniciada em 25 de março de 1922, construção essa que orgulhosamente continuamos a partir de 6 de julho de 2013!

Somos todos herdeiros de 22!