julho 8, 2023

10 anos da AM-CPR: venceremos!

Há 10 anos, a Organização A Marighella – Construção do Partido Revolucionário era fundada. São 10 anos de muitas lutas e batalhas! Nem sempre vencemos, mas […]
março 8, 2020

Guerrilheiras: viva o dia internacional da mulher trabalhadora!

As Guerrilheiras – setorial de mulheres da Organização A Marighella – Construção do Partido Revolucionário -, saúdam o dia internacional da mulher trabalhadora! Nós, mulheres, militantes […]
agosto 8, 2018

Resolução Setorial das Guerrilheiras: Mulheres em luta em defesa do Brasil, em defesa do povo, e pelo projeto nacional e popular

A pior e mais profunda crise brasileira, marcada pelo golpe de 2016, tem desmantelado as mais importantes conquistas da classe trabalhadora, tem sufocado as mínimas liberdades […]
“Cada novo objetivo da classe trabalhadora representa um passo que conduz a Humanidade
para o reino da liberdade e da igualdade social: cada direito que ganha a mulher,
ela se aproxima da meta fixada de sua emancipação total.”
Alexandra Kollontai

 

Somos as Guerrilheiras, a setorial de mulheres da Organização A Marighella – Construção do Partido Revolucionário. Lutamos pelo Feminismo Popular Brasileiro, o feminismo integrante ao programa do Socialismo Popular Brasileiro, o feminismo das comunistas do Brasil, pois antes de tudo, somos comunistas! Somos mulheres dispostas para a luta verdadeiramente revolucionária. Somos o combate ao machismo opressor, tão inerente ao capitalismo. Somos a luta contra o patriarcado. Somos meninas, jovens, mães, idosas… Somos mulheres! E somos guerrilheiras! Porque toda mulher da brava gente brasileira é fundamentalmente guerreira. E quando toma consciência de classe, quando toma consciência revolucionária, torna-se naturalmente uma guerrilheira pela revolução e pelo socialismo. Assim somos nós, mulheres do povo brasileiro, mulheres guerrilheiras, mulheres da revolução.

As Guerrilheiras entendem que o feminismo deve combater tanto o machismo quanto o racismo e o capitalismo. Não haverá Brasil livre do machismo e das opressões quando em curso estiver o sistema da exploração, o sistema capitalista. O feminismo popular brasileiro, portanto, é revolucionário. Porque visa a destruição do capitalismo, já que apenas o Socialismo nos conduzirá a uma sociedade livre do machismo, do racismo e de todas as opressões. 

Consideramos que toda a luta feminista deve estar vinculada diretamente à luta maior: a luta revolucionária. Dessa forma, as Guerrilheiras são parte setorial da Organização A Marighella, estando suas ações orientadas pela estratégia revolucionária do nosso Partido. Evidentemente que as Guerrilheiras são munidas da moral revolucionária, não devendo ceder espaço para a moral burguesa, nem mesmo para os individualismos, sectarismos e divisionismos tão próprios do feminismo burguês forçosamente identitário. Assim, não temos receio de enfrentar o debate sobre os jargões baratos que os movimentos feministas pós-modernos, ora aliados diretos ou indiretos da preservação do capital, criaram.

Um desses debates é sobre a célebre expressão “meu corpo, minhas regras”. Compreendemos que a ausência de questionamentos a essa expressão leva a um sério desvio político e ideológico. Obviamente que a luta pela emancipação do corpo da mulher, contra a objetificação e contra a intervenção conservadora, é o norte de criação dessa expressão. Afinal, devemos ser livres para fazermos o que quisermos com nossos corpos, bem como para usarmos as roupas que bem entendermos. No entanto, tal expressão deve ser bem observada, pois ataques aos corpos das mulheres podem muitas vezes estarem contemplados pelo liberalismo individualista burguês. É o caso da prostituição, por exemplo. Nenhuma mulher comunista pode imaginar um novo mundo onde mulheres sejam obrigadas a vender os seus corpos para garantir a subsistência própria e familiar. Toda comunista deve lutar pelo fim da prostituição! O Brasil socialista que queremos não deve coadunar com tamanho ataque aos corpos e às vidas das mulheres!

Agora é preciso compreender que hoje, dentro dos marcos do capitalismo em nosso país, a luta pela inserção social das mulheres invisíveis em estado de risco, vivendo na prostituição, é uma urgência para a garantia de mínimos direitos, pois a marginalização e a criminalização são uma a realidade. Lutamos por políticas imediatas de assistência social e de inclusão no mundo do trabalho, a fim de libertar mulheres da escravidão sexual promovida pela prostituição. Assim sendo, diferentemente da expressão “meu corpo, minhas regras”, as Guerrilheiras entendem que verdadeiramente as regras dos nossos corpos devem ser coletivas. E não individuais. Porque o pertencimento feminino é coletivo, é de todas as mulheres: nossos corpos, nossas regras!

Outro debate é sobre a apropriação de termos pejorativos, aplicados cotidianamente pelo machismo: “vadias”, “putas”, “piranhas”, etc.. As Guerrilheiras entendem que a utilização das terminologias cuspidas pelo patriarcado pouco acumula na luta das mulheres, haja vista que as principais vítimas do pior e do mais cruel machismo – as mulheres do povo, as mulheres trabalhadoras – não conseguem compreender, nem concordam, com a assunção dos xingamentos machistas. Ao contrário, é nítido que as manifestações com essas nomenclaturas agregam muito mais jovens adeptas do feminismo burguês, que só estão preocupadas com a própria liberdade sexual e nada mais, ignorando a realidade das empregadas domésticas, por exemplo. Entretanto, sabemos os justos motivos pelos quais levaram as escolhas dos nomes dessas manifestações. E reconhecemos a importância de eventualmente estarmos realizando intervenções nesses atos com objetivo de conscientizar mais e mais mulheres para o caminho do Socialismo e da Revolução. Porém, não questionar tudo isso é ignorar a verdade, qual seja a ausência das mulheres proletárias, das mulheres populares, nesses atos. Portanto, nem vadia, nem santa: sejamos revolucionárias!

As Guerrilheiras, enfim, são mulheres que dedicam suas vidas pelas causas do Socialismo e da Revolução. As Guerrilheiras são dotadas da bravura das mulheres do povo brasileiro. As Guerrilheiras buscam seguir o legado das grandes mulheres guerreiras, heroínas da Pátria Brasileira: Anita Garibaldi, Maria Bonita, Dandara, Clara Charf, Maria Quitéria, Bárbara Alencar, Zilda Xavier Pereira, Nísia Augusta, Olga Benário, Chiquinha Gonzaga, Pagu, e tantas outras mulheres que entregaram as suas vidas pela construção de um novo Brasil e pela efetivação dos direitos femininos. Igualmente, somos aquelas que ousam seguir o legado das mulheres internacionais que muito nos inspiram: Alexandra Kollontai, Melba Hernández, Chang Chiu-Hsiang, Fan Chin, Zoya Kosmodemyanskaya, Zinaida Portnova, Frida Kahlo, Marina Raskova, Nina Alexeyevna, Lyudmila Pavlichenko, Roza Shanina, e tantas outras partisans guerrilheiras de todo o mundo.

Somos as mulheres da brava gente brasileira, somos as mulheres da Organização A Marighella, somos as lutadoras do povo brasileiro… Somos combatentes do Socialismo, somos Soldadas da Revolução… Tudo o que nos pertence é o sonho de ao lado dos nossos Camaradas ver triunfar o Socialismo Popular Brasileiro, ver prosperar a Revolução.

Sou Comunista, sou Guerrilheira! Sou a mulher da Brava Gente Brasileira!

março 24, 2017

GUERRILHEIRAS

“Cada novo objetivo da classe trabalhadora representa um passo que conduz a Humanidade para o reino da liberdade e da igualdade social: cada direito que ganha a mulher, […]