Combater o lulismo não significa endossar a lava jato
maio 22, 2017
4 anos: avança a Construção do Partido Revolucionário
julho 10, 2017

Sob direção da JPB, Ação Libertadora Estudantil vence 55° Congresso da UNE

No recente feriado aconteceu em Belo Horizonte (Minas Gerais) o 55° Congresso da UNE (CONUNE). A União Nacional dos Estudantes, entidade máxima de representação estudantil universitária, completa 80 anos em 2017. E sua nova direção, então eleita domingo (18), tem a missão de defender o Brasil contra a maior onda reacionária já vista.

E os marighellistas, que nunca faltaram com o Brasil nem com a UNE, desde os idos da ALN e do velho PCB, também não faltariam dessa vez. Por isso, a Ação Libertadora Estudantil, movimento de estudantes impulsionado e dirigido pela Juventude Popular Brasileira (JPB), setor de juventude da Organização A Marighella – Construção do Partido Revolucionário, esteve presente no último CONUNE elegendo com muita luta e esforço dois diretores na nova gestão da entidade.

Com a linha da unidade e da amplitude, a JPB direcionou a Ação Libertadora Estudantil (ALE) para a composição de uma grande chapa vitoriosa do campo progressista. A vitória da ALE foi marcada pela disposição combativa de jovens revolucionários militantes da Organização A Marighella, que realizaram uma operação final surpreendente para alcançar o êxito congressual.

Dois símbolos da intervenção da ALE nesse congresso da UNE ficarão marcados na memória dos e das estudantes presentes por muito tempo: a coragem dos marighellistas no enfrentamento físico contra os seguranças truculentos do PSDB e a fala emocionada da Camarada Silvia Maria, enfim eleita diretora da UNE, na defesa da chapa vitoriosa. Em tempo de revisionismo e, ou, de dogmatismo, Silvia teve firmeza para lembrar o centenário da Revolução Russa e os 50 anos da ALN ao mesmo tempo que apontou a necessidade do apoio à Ciro Gomes na corrida presidencial, além de ter acusado o fascismo e golpismo dos tucanos da juventude do PSDB.

A Organização A Marighella congratula seus jovens militantes, membros da setorial JPB, e todos e todas estudantes da Ação Libertadora Estudantil, que juntos realizaram a construção de uma grande vitória política no 55° Congresso da UNE.

Que a Juventude Popular Brasileira siga liderada pela disciplina, pela malandragem, e pela Revolução!

Vida longa para Ação Libertadora Estudantil!