Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.
Guerrilheiras: derrotar a PEC 181 e lutar pelo direito ao aborto!
novembro 19, 2017
Negros e negras: recordar Zumbi, Dandara e Marighella para combater o racismo!
novembro 21, 2017

CCCVT: vigoroso seminário marca centenário da Revolução Russa

O Centro Cultural Camarada Velho Toledo (CCCVT) tem realizado algumas atividades de formação e de festejo por conta do centenário da Revolução Russa.

No último sábado, 18 de novembro, o CCCVT promoveu um vigoroso seminário sobre os 100 anos da gloriosa Revolução de Outubro. O seminário “A Revolução Russa: um centenário de glórias, socialismo e sonhos” teve a exibição do filme soviético “Lenin em Outubro” (1937), de Mikhail Romm, da Mosfilm Estúdio. Depois, o seminário recebeu a palestra do professor Luiz Dario Teixeira Ribeiro (UFRGS), o tema abordado foi o acontecimento revolucionário em si e a deflagração posterior da guerra civil.

Em seguida, recebemos o professor Diego Pautasso (Colégio Militar). O assunto tratado por Pautasso foi mais extenso: desde a era Lenin-Stalin, passando pelo legado soviético, até a contra-revolução de 1991. Contudo, com muita capacidade didática, o professor Pautasso conseguiu manter uma linearidade histórica que chamou atenção do público, que era majoritariamente composto por membros da JPB (Juventude Popular Brasileira – setorial de jovens da Organização A Marighella).

Em ato de encerramento, foi executado o hino nacional brasileiro, o hino da União Soviética, e o hino da Internacional Comunista, cantada a plenos pulmões pelos camaradas presentes.

O Centro Cultural Camarada Velho Toledo (CCCVT) ainda deve realizar outras atividades sobre a marca combativa dos cem anos da Revolução Russa.

Viva o centenário da Revolução Russa! Viva o Socialismo! Viva a Revolução!